quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Sabedoria que vem com o tempo

Uma vez, quando ainda era bem pequeno, e passava férias em Tanguá, na casa de um tio de quem gosto imensamente, ouvi dele a seguinte pérola da sabedoria popular:
"Na vida, o que se leva é o que se come, o que se bebe e o que se fode!"

Pois bem, há época, eu então criança, não compreendi bem o que aquelas palavras queriam dizer. Mas como, desde moleque, tenho faro pra coisa boa, guardei na cuca esse singelo ditado.

Anos depois, já com mais idade para compreender o que cada uma das partes queria dizer, mas sem ainda praticá-las todas, eu ria de meu tio, cochichando comigo mesmo "mas que tolo! faltou 'o que se rí' nesse ditado. Um bom riso não tem preço". Sendo assim, na vida, se leva apenas o que se come, o que se bebe, o que se fode e o que se rí".

Mais de uma década depois, vim perceber que errado estava eu. Meu tia era - e continua a ser - um homem de vasta sabedoria e seu ditado está coberto de razão. Dos três prazeres propostos, em sendo coisas fenomenais, sempre se os pratica a rir. Logo, o riso está, em sua lapidada frase, subentendido. Num caso clássico de Elipse.

Um fenômeno. Na sabedoria e no português.

Repitam comigo:
"Na vida, o que se leva é o que se come, o que se bebe e o que se fode".

Comamos, pois! Bebamos e Fodamos! Muito! Afinal, o resto as traças comem!

3 comentários:

Pablo disse...

BOA GAROTO! ESSE é o espírito!
hahahahahaha

Tudo bem que eu não ando praticando nehuma das artes supracitadas, mas tá tranquilo! Qualquer hora dessas estamos aê!
HAHAHAHAHAHHA

Abs!

Fred disse...

Hahaha, eu nao havia pensado nisso. Mas, realmente, tu anda carente dos três prazeres! Ta rindo do que então?!!?! hahahah!

Thais disse...

Pelo menos o Pablo tem praticado o quarto prazer subentendido : rindo de si próprio.

Quanto a mim, prefiro não comentar. Mas tenho sido vista rindo o suficiente.


: D