quarta-feira, 6 de agosto de 2008

I´m not dead

Pois é pessoal, apesar de ficar muito tempo sem dar sinal de vida, eu nao estou morto!!
E, pra voltar com força total ao Waru, abaixo um texto de minha autoria, publicado hoje no Blue Bus.

Noticia do Blue Bus - 06/08/08

'Celular com meus dados pessoais? Mas nunca, de jeito nenhum' 09:25

"Sobre a nota da Thais Rensi aqui, o posterior comentário de Thiago Pellegrin aqui e fazendo uma relaçao com a nota da Deborah Serra aqui - Realmente impressionante a mobilidade e a capacidade de se tornar útil e conveniente que têm esse pequenos gadgets que carregamos nos bolsos. Ontem mesmo estava assistindo Al Ries, em seu The Ries Report e ele dedicou uma ediçao a elocubrar quais serao os grandes diferenciais que levarao ao sucesso produtos como celulares, smartphones e coisas do gênero. Reconhecimento de voz, GPS integrado, scanner, serviços de conveniência ('Fome? Tem uma pizzaria nota 5 a um quarteirao de onde vc se encontra agora'), etc". 06/08

"Mas, lendo o post da Deborah Serra me ocorreu uma reflexao. Nós, habitantes de um país em desenvolvimento, vivemos num limbo. Estamos no meio do caminho entre essas inovaçoes tecnológicas tao comuns de serem vistas na Europa e uma realidade crua, de desigualdades, de cidades partidas - plagiando Zuenir Ventura - que nao nos permite usufruir dessas facilidades tranquilamente". 06/08

"De que vale ter acesso a tecnologias e aparatos que facilitam a vida se eles nao estao ao alcance de todos - ou, pelo menos, da maioria? De que vale ter um smartphone que me mostra onde posso comprar flores para minha mulher se ao lado, enquanto caminho na rua e consulto o aparelhinho, o olhar ganancioso de um brasileiro menos favorecido mira meu brinquedinho e prepara um bote?". 06/08

"Foi pensando nestas fendas sociais que me apavorou a idéia de ter um celular com meus dados. RG, CPF, tipo de sangue, comprovante de residência... O que? No meu celular? Jamais! Vai que me roubam na próxima esquina? Já me apavora o fato de ter telefone de amigos e parentes ali, ao alcance de qualquer gatuno. Quem diria dados valiosos. Identificaçoes pessoais, dados financeiros, profissionais..." 06/08

"Já vivemos presos dentro de nossas próprias casas e condomínios. Blindados dentro de nossos carros. E agora, presos dentro dos bolsos de nossos casacos, cujos zíperes encerram nossos valiosos dados digitais, que, graças aos mobile gadgets que carregamos, nos acompanham 24/7. Quem achar que nao, lembre-se do pavor que sentiu da ultima vez em que pensou ter perdido o celular..." 06/08

5 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim reapareceu!!! E a gente entrando toda hora pra ver se tu escrevia algo de novo!!! Vê se agora te manifesta com mais frequência, né? Bjs.

Pablo disse...

Eu fico bolado com anônimos.rs

Eu penso exatamente a mesma coisa. Se a gente não pode dar mole e ser otário (i.e., andar no Centro da cidade à luz do meio-dia, num dia útil) com tags do tipo "pai" e "mãe" na agenda do celular, como é que diabo eu vou carregar um negócio cheio de informações sobre mim, que serve de cartão, de comprovante, que tira exame de fezes? Nem fudendo!
A desigualdade e o banditismo criam barreiras pro próprio desenvolvimento. E aí tome mais desigualdade e banditismo.

Um abraço, garoto.

Fred disse...

Anônimo scares me too...

Viu só como a economia e o marketing andam lado a lado?! Até que tem um lado interessante nessa tua profissão cartesiana!

Pablo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pablo disse...

É NÓS!
hahahahahahahaha

Peguemos dois significados de cartesiano.
3.Filos. Afeito a idéias claras e procedimentos rigorosos.
4.Filos. Pej. Que confia de modo irrestrito e exclusivo na capacidade cognitiva da razão, mas limitando-a às explicações mecânicas, simplificadoras, que são inadequadas à compreensão da realidade.


O problema em 3: idéias claras.
O problema em 4: a tal confiança irrestria e exclusiva.

Keynes dizia: A Economia é a dolorosa elaboração do óbvio. A Economia não é cartesiana, rapaz. Mas estamos aê.rs

Abraço!