A Tocha dos Jogos Panamericanos está a caminho da cidade do Rio de Janeiro. Hoje pela manha ela estava na minha amada Niterói. Pois vejam só, a Tocha do Pan.
Por acaso do destino estava eu no centro de Niterói, na hora do almoço, justamente no momento em que A Tocha por lá passou, vinda de São Francisco (não nos EUA, em Niterói mesmo). A confusão que vi me levou a um raciocínio sem-vergonha. Bem na linha oxiurus.
Várias pessoas importantes levaram A Tocha. Atletas, personalidades e lendas vivas do esporte. Mas quem levou Atocha mesmo foi o povo do Rio. E uma Atochada da boa. No momento em que A Tocha atravessava a Baía de Guanabara, todo o efetivo policial da cidade estava na Praça das Barcas. Assim sendo, todos os outros meandros da cidade estavam entregues a bandidagem. E o carioca levando atochada.
As obras do Pan foram claramente superfaturadas e rezemos para que fique tudo prontinho até amanha. Se não ficar, mais uma atochada. Vergonha Panamericana. Se ficar, bem, nos resta a certeza de que pagamos muito caro por elas. Atocha nos cofres do estado. Os quais nós enchemos ao pagar imposto. Atocha no nosso bolso. Sem falar, é claro, na máfia da venda de ingressos para assistir aos jogos. A abertura então, nem se fala. Atocha no bolso ou se Atoche na geralzona mesmo.
Enfim...melhor do que isso, só um Funk com o trocadilho, nos mandando Atochar A Tocha.
''A Tocha, atocha! A Tocha, atocha!''
''To ficando atochadinho, to ficando atochadinho...''
Post Script: Hoje, sábado, 14/07, resolvi procurar alguma coisa na internet sobre o vexame de Lula na abertura do Pan, ontem. Até agora nada. A imprensa parece abafar. Mas, vejam só que feliz coincidência. Achei, no site da Carta Capital, a edição de número 432 traz na capa reportagem cujo título é: 'Pan, que desperdício'. A reportagem fala justamente do que eu coloquei no texto acima. Tudo pro Pan, nada pro Rio. Não sou mesmo o único a ter essa impressão (que pelo visto virou expressão). Abaixo o link pros interessados e capa da revista:
"Os Jogos custarão dez vezes mais que o previsto.
E nada sobrará para melhorar a infra-estrutura do Rio".
Um comentário:
Bom, vamos nos iludir por um dia. Amanhã a Tocha vai vir de Copa, deve passar pela Presidente Vargas, pela Radial Oeste... É como se o Rio brincasse de Barcelona, de Seoul, de Los Angeles - memórias olímpicas de infância. O nosso negócio e a nossa função no país é criar sonhos... Os cariocas não são de verdade Fred... Aff, vou dormir!
Postar um comentário