domingo, 29 de julho de 2007

Xanadu

Dias de chuva e frio no Rio de Janeiro. Dias de namorada aqui em casa. Somadas essas variáveis, resultado da equação: dias de muito filme. Seja cinema, seja no DVD, vimos filme pra dedéu.

Assistimos de tudo. Entre blockbusters bobocas (que, geralmente muito me agradam) como ‘O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado’ e ‘Harry Potter e A Ordem da Fênix’, filminhos água com açúcar como ‘Somos Marshall’, ‘Elza e Fred’, críticas ácidas (e engraçadíssimas) como ‘Borat’, semi-documentários como ‘Murderball’ e, por fim, ultrajes totais como ‘O Segredo’. Ficaram de fora do meu ímpeto blockbuster boboca ‘Transformers’ e ‘Piratas do Caribe 3’. Pra esses a muié não deu o braço a torcer. Faltou Shrek 3 também, pois só achávamos versões dubladas nos cinemas. Não dá. Enfim, o ponto altíssimo, sem dúvida, foi ‘Somos Marshall’. Vejam. Bem na linha ‘Duelo de Titãs’.

Muito bem, cabe uma revoltadíssima crítica. Mas que merda de porcaria é esse tal de ‘O Segredo’. Um total ultraje! Um soco na inteligência de uma ameba, quem dirá na nossa bípede intelectualidade! Meu Deus! Que revolta. Não bastasse, estava eu agora mesmo devorando ‘Veja’, ritual de todos os domingos. Dei uma olhada na lista dos livros mais vendidos e segue no topo dos Auto-Ajuda ‘O Segredo’. Olha aqui, eu não li esta merda e não pretendo nem por as mãos nessa porcaria, mas vi a merda do filme (por indicação...). Impressionante o que divulgação e material de PDV são capazes de fazer hoje em dia... Entre em uma livraria e você será abalroado por uma pilha de ‘O Segredo’ antes que se de conta.

Percebi - aliás, reforcei - a constatação de que o negócio editorial hoje é lançar livros-parasita. Não bastassem os milhares de parasitas lançados após O Código da Vinci (desvendando o C da V; muito além do C da V; a verdade por trás de o C da V, etc, etc, etc.), O Segredo criou o mesmo séqüito. Na mesma lista de mais vendidos de Veja estão: ‘A Lei da Atração’, ‘A Lei Universal da Atração’ e ‘Muito Além do Segredo’. Hahaha, é cômico o paladar literário do brasileiro. Oxiurus são oxiurus.

Mas, na lista, achei uma boa notícia. Após quase um ano pregando, quase sozinho, a maravilha é que um tal livro espanhol chamado ‘A Sombra do Vento’ (que também me foi indicado por alguém que prezo muito) fiquei feliz em vê-lo na lista dos Ficção mais vendidos. Sexto lugar. Bem, ainda atrás da boy-band da moda – os livros que falam de Cabul...
(Chegaremos lá Zafón! O domínio árabe sobre a Espanha durou séculos, mas caiu. Esse domínio também cairá.)

O Pan está acabando, as caixas pretas disseram (até agora) que a falha foi do piloto, Renan Calheiros está comendo pizza com o Brasil e a Caren foi embora hoje. Durante 15 dias achei Xanadu e por lá fiquei. Hoje peguei uma trilha diferente e me perdi de Xanadu. A loirinha se foi pro sul (de avião, ui!). Mas tudo bem, já chegou e já ligou. Alívio. Mês que vem acho Xanadu novamente.

2 comentários:

Michelle Raimann disse...

Meu caro amigo Fred... faz temmmpo que quero “inflamar” um comentário, but... aquela velha desculpa da falta de tempo. Tsc, tsc, tsc.
Sempre dou aquela espiada básica nos teus fogos ateados (hehehe) e sempre gosto do que leio!
Curti demais o post sobre a saudade do RS. Gostei pq consegui viajar no teu relato, muito show! O que dizer sobre o Carlos Silva... que coisa mais maravilhosa! Mais uma vez, embarquei na história e consegui vivenciar o relato. Nada como dormir com a sensação de ter feito uma ótima ação!
Falando um pouquinho sobre filmes (como sou adepta da “simple life”, como os hobbits), vc assistiu o Ratatouille??? Assisti juntamente com o meu respectivo amor e saímos extasiados do cinema. Para mim, um verdadeiro clássico sobre a beleza da vida! Mas, vou aguardar uma opinião tua.
No mais, estamos aqui... naquele frio interminável, lagarteando no sol (quando possível) e na “firma” (hahahaha) especulações e mais especulações sobre um triste fim para MKD, mas sabe como é, né?!?!?! Especulações...
A vida vai seguindo seu ritmo... pq no final tudo acaba bem!!!
Fred, um UPÃO bem apertado e quando aparecer por aqui, por favor, né... Dá aquele grito!!!
Bjãooooo!!!
Michelle Raimann

Fred disse...

Estou extasiado! Srta. Michelle Raimann no meu blog! Interessante que sempre que penso em seu sobrenome me lembro do filme Rain Man. Aliás, já a apelidei (a revelia sua) de Rain Woman. Sou um idoita, eu sei. Nao vi o filme e, agora que a Caren voltou pra Província Cisplatina nao sei se vou ve-lo no cinema (sozinho nao vou ver desenho. Nao sou bicha!). Mas no DVD tá garantido. Beijocas!!